ADASA - Técnico em Regulação de Serviços Públicos - 3º Simulado - 2020
Questão 53
53
Q1253324
Geografia Hidrologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Questões Inéditas -
Prova: Questões Inéditas - ADASA - Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal - Técnico em Regulação de Serviços Públicos - 3º Simulado

Uma bacia hidrográfica de um curso de água é uma área de captação natural da água da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório. Assinale a alternativa correta sobre esse tema.

A

Unidade de água pode ser considerada um sistema físico onde a entrada é o volume de água precipitado e a saída é o volume de água escoado pelo exutório, considerando-se como perdas intermediárias os volumes evaporados e transpirados e também os infiltrados profundamente.

B

A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que direcionam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. É uma área geográfica e, como tal, mede-se em km².

C

Atualmente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, de acordo com a Resolução n. 32 de 15 de outubro de 2003, divide o Brasil em 6 regiões hidrográficas. Diferentemente das bacias hidrográficas, que podem ultrapassar as fronteiras nacionais, as regiões hidrográficas estão restritas ao espaço territorial pertencente ao Brasil.

D

A caracterização física da bacia hidrográfica, em termos de relevo, rede de drenagem, forma e área de drenagem, constitui o que se denomina de hidrografia sistêmica. Para essa caracterização são utilizados mapas, fotografias aéreas, imagens de satélite (sensoriamento remoto) e levantamentos topográficos.

E

A área da bacia corresponde a sua área de drenagem, cujo valor corresponde à área plana entre os divisores topográficos projetada verticalmente e horizontalmente.