Está estudando para Auxiliar Legislativo Operacional - Operador de recursos audiovisuais - ALE MA/MA? Veja o Programa de Estudo que preparamos para você:

Texto I

A Lei seca

A nova Lei Seca ajudou a reduzir o número de mortes nas estradas federais no feriado de Páscoa, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda está em alerta para a principal causa de óbitos nas rodovias brasileiras: a colisão frontal. Com o objetivo de reduzir esse tipo de acidente, o governo planeja aprovar um pacote de medidas ainda este mês no Congresso, endurecendo multas e reforçando a fiscalização, a exemplo do que ocorreu em dezembro para coibir a mistura entre álcool e direção.

Segundo a PRF, a Lei Seca por si só não é capaz de reduzir a colisão frontal, porque esse tipo de acidente é resultado de outros fatores, como a disposição das estradas brasileiras e a imprudência dos motoristas, mesmo sem consumo de álcool. Além disso, a fiscalização é dificultada, já que a colisão pode ocorrer em qualquer ponto ao longo das rodovias, principalmente na zona rural, onde a maioria conta com apenas uma pista para ida e outra para volta.

"É um acidente muito fatal. Se vem um carro a 100 km/h e outro, no sentido oposto, também a 100 km/h, é a mesma coisa que pegar um carro e bater num muro de concreto a 200 km/h", afirma o inspetor da PRF Stênio Pires. "Por isso que nós queremos endurecer a legislação. É praticamente um homicídio, correndo o risco de matar uma pessoa de uma forma muito cruel", completa.

Em 2011, foram 2.652 mortes nesse tipo de acidente, quase 2.200 em zona rural. Segundo a PRF, apesar de representar 3,5% dos acidentes, essa modalidade provoca 40% dos óbitos. Os números de 2012 ainda estão sendo auditados e não foram divulgados, mas a instituição utiliza dados dos últimos feriados para avaliar que a Lei Seca não conseguiu inibir essas mortes nas estradas federais.

(Rosane d’Agostino)

Sobre a Lei Seca, segundo o texto, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Ela reduziu o número de mortos, mas ainda há necessidade de outras medidas para que ela seja mais eficiente.

  • B.

    Ela é responsável pela redução do número de acidentes, mas aumentou o risco de morte nas colisões frontais.

  • C.

    Ela não interfere com as colisões frontais, que ocorrem sobretudo a partir da mistura de álcool e direção.

  • D.

    Ela fez com que a arrecadação de multas subisse assustadoramente.

  • E.

    Ele diminuirá, consideravelmente, a mistura de álcool e direção e com as mudanças, acabarão os casos de morte no trânsito.