Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical ...

Questão 1

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

A

Na oração: “A saúde e o fenômeno da cura têm tido significados diferentes”, do primeiro parágrafo, é possível a supressão do acento circunflexo no termo destacado, já que é possível a concordância com apenas um termo do sujeito composto.

B

Nas orações: “O que se entende por saúde depende da concepção”, do primeiro parágrafo, e “que concebia a doença como um distúrbio da pessoa como um todo”, do segundo, as preposições têm o mesmo valor semântico.

C

No trecho: “O que se entende por saúde depende da concepção que se possua do organismo vivo e de sua relação com o meio ambiente”, do primeiro parágrafo, a substituição da forma verbal destacada por “possui” não alterará o sentido do texto original.

D

Nas orações: “têm tido significados diferentes conforme a época” e “Como essa concepção muda de uma cultura para outra”, do primeiro parágrafo, o valor semântico das palavras destacadas é o mesmo.

E

Nos fragmentos: “O que se entende por saúde depende da concepção”, do primeiro parágrafo, e “O que eles têm em comum é que nunca se restringem”, do segundo, as ocorrências da palavra destacada pertencem à mesma classe gramatical e cumprem a mesma função sintática.