Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical ...

Questão 1

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

A

No primeiro parágrafo, a expressão “um velho de olhar difuso e bastas barbas brancas pisou, titubeante, na pedra do porto do Rio de Janeiro” corresponde à altivez e à solenidade com que o autor descreve o imperador Dom Pedro II, especialmente no segundo período do mesmo parágrafo.

B

No trecho: “o mesmo porto sujo, infecto e obsoleto de onde ele havia zarpado rumo à Europa para tratar da diabetes, da anemia e de problemas cardíacos”, do primeiro parágrafo, ocorre redundância, já que os três adjetivos utilizados para caracterizar o porto são sinônimos.

C

No trecho: “Treze meses haviam se passado e D. Pedro II estava de volta porque era preciso cuidar da saúde da monarquia”, do primeiro parágrafo, é obrigatória a utilização de vírgula antes de “e” e antes de “porque”.

D

No trecho: “recuperar o vigor dos áureos tempos em que ele fora chamado de ‘monarca-mecenas’”, do primeiro parágrafo, o pronome destacado se refere tanto a Dom Pedro II quanto ao império, já que esses dois termos estão equiparados por meio da oração “Ambos, imperador e império, exibiam uma imagem fragilizada”.

E

No trecho: “Mas sua figura, abatida pela doença e desgastada pelos embates políticos, fazia com que ele mais parecesse um fantasma da realeza”, do segundo parágrafo, a ocorrência da preposição destacada não é resultado de regência verbal, e sua supressão implica alteração de sentido.