BANRISUL - Administrador de Banco de Dados - 2018
Questão 50
50
Q1026570
Tecnologia da Informação Banco de Dados
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAURGS
Prova: FAURGS - BANRISUL - Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Administrador de Banco de Dados
Falhas catastróficas referem-se a uma lista extensa de problemas, como falha de energia, incêndio, sabotagem, regravação de discos por engano, entre outros. Em relação à recuperação do banco de dados contra falhas catastróficas, assinale a alternativa correta.
A
A recuperação de falhas catastróficas, assim como a de falhas não catastróficas, baseia-se em informações sobre as mudanças que foram aplicadas aos itens de dados pelas diversas transações, tipicamente mantidas no log de sistema.
B
Os DBAs devem estruturar os bancos de dados de forma a minimizar os efeitos de uma possível falha desse tipo. Por exemplo, em geral, evita-se manter um conjunto de dados específicos em um único servidor: uma boa política de construção de bancos de dados demanda a utilização de sistemas como RAID e o uso de servidores em paralelo. Outras medidas, tais como a frequência dos backups, aumentam a probabilidade de recuperação.
C
Os dados das aplicações críticas como bancos e mercados de ações necessitam de backups mais frequentes, o que garante a recuperação quando esse tipo de falha ocorre.
D
Esse tipo de falha é evitado mantendo os servidores de banco de dados em câmaras de armazenamento subterrâneas com proteções contra desastres como tempestades, terremotos ou incêndios.
E
Como o log de sistema pode estar danificado, a recuperação deste tipo de falha é baseada na combinação do último backup e das informações de atualização disponíveis no diretório sombra.