Imagem de fundo

Avalie as seguintes afirmações feitas acerca de parâmetros descritivos de sismos. I. Um...

Questão 1


Avalie as seguintes afirmações feitas acerca de parâmetros descritivos de sismos.

I. Uma escala logarítmica de intensidade de sismos, como MS e Mw, admite valores negativos para sismos de muito baixa energia.

II. Há diversas escalas de magnitude, pois as ondas sísmicas se propagam de diversas maneiras a partir de uma mesma fonte.

III. Há diversas escalas de intensidade, especialmente úteis em áreas nas quais não há instrumentos capazes de registrar diretamente os eventos sísmicos de maior energia.

IV. Por tratar apenas dos efeitos dos sismos sobre estruturas locais, a medida de intensidades é menos importante que a medida de magnitudes, que explica as causas dos sismos.

Está CORRETO o que se afirma em:

A
A única impropriedade da afirmativa I está na palavra intensidade, pois as escalas MS e Mw são, de fato, logarítmicas, mas associadas à medida de magnitude.
B
A única impropriedade da afirmativa II está na passagem '... as ondas sísmicas se propagam de diversas maneiras a partir de uma mesma fonte.'.
C
A única impropriedade da afirmativa III está na palavra maior, pois a utilidade de escalas de intensidade reside justamente na possibilidade de registro de microssismos.
D
A única impropriedade da afirmativa IV está na passagem '... a medida de in-tensidades é menos importante que a medida de magnitudes...'.