Assinale a alternativa que corresponde à síntese do conteúdo global do Texto 1.

Questão 1

Assinale a alternativa que corresponde à síntese do conteúdo global do Texto 1.

A

Embora no século XX tenham sido elaborados diversos documentos que visam à garantia dos Direitos Humanos, no Brasil assiste-se a vários exemplos de violação desses direitos, sendo o mais relevante a prática cotidiana da tortura, extensiva ao cidadão comum, fato contra o qual a sociedade precisa reagir.

B

O lançamento do Programa Nacional de Direitos Humanos, que representa uma iniciativa da sociedade brasileira para frear a violação dos Direitos Humanos, equivale apenas a uma contribuição insignificante, diante das inúmeras arbitrariedades que são cometidas em nosso país todos os dias.

C

Os Direitos Humanos estão alicerçados principalmente na doutrina do direito natural, que se inspirou nos princípios da Declaração dos Direitos do Homem, da ONU, na Declaração de Independência dos Estados Unidos e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Assembléia Nacional.

D

A imagem do Brasil no exterior é a de um país no qual a violação dos Direitos Humanos é uma prática corriqueira, manifestada de diversas maneiras: na extremada violência da nossa polícia, no abuso de poder, na utilização da tortura por parte dos nossos órgãos de segurança e na propagada impunidade.

E

A sociedade precisa enxergar o absurdo que é a violação dos Direitos Humanos dos criminosos, em nosso país, e não mais aceitar os freqüentes atos de ilegalidade dos policiais, que fazem com que qualquer cidadão corra o risco de ser torturado, independente de sua classe social, raça, cor e credo.