Imagem de fundo

Considerando as informações do texto e as relações entre elas, assinale a alternativa c...

Questão 1

Considerando as informações do texto e as relações entre elas, assinale a alternativa correta.

A

A informação “Metade dos doadores de sangue está com cadastro desatualizado no Hemopa” (título) não só é reforçada, como também tem o sentido ampliado pelo período “Metade dos doadores de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) estão incomunicáveis.” (linhas de 1 a 3), que apresenta a causa da situação a ser retratada no texto.

B
No segundo parágrafo, o autor cita a fala da gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa para, principalmente, ressaltar a importância da doação de sangue, temática levantada no parágrafo anterior.
C

Com o propósito de reafirmar o problema abordado nos parágrafos anteriores, o terceiro parágrafo destaca a ideia de que, sem o cadastro dos doadores atualizado, o Hemopa recorre às redes sociais, aos grupos de WhatsApp, à imprensa e ao telefone para estabelecer contato com os voluntários.

D

Ao se estabelecer a relação entre o quarto parágrafo e os anteriores, conclui-se que, se todos os doadores de sangue cadastrados no Hemopa mantivessem todas as informações de contato atualizadas (número de telefone, WhatsApp, e-mail e endereço residencial, por exemplo), o problema abordado no texto seria evitado.

E

A Fundação Hemopa, conforme o período que encerra o texto, prefere que a atualização do cadastro seja feita de forma presencial e, apenas em último caso, via e-mail ou por telefone.