HU UFJF - Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Área: Enfermagem - 2019
Questão 46
46
Q1350378
Enfermagem Higiene das mãos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Área: Enfermagem

Em 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o Manual sobre a higienização das mãos nos vários cenários da assistência à saúde.

Considerando a técnica da higienização das mãos e as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as opções a seguir.

1- Higienização das mãos engloba higienização simples, higienização antisséptica, fricção antisséptica com preparação alcoólica e antissepsia cirúrgica.

2. A preparação alcoólica para a higienização das mãos pode apresentar-se sob a forma líquida, contendo álcool na concentração de 50% a 70%, e sob a forma de gel e espumas, com álcool na concentração mínima de 70%.

3. Os cinco momentos para a higienização das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimentos; após situações que envolvam o risco de exposição a fluidos corporais do paciente; após tocar o paciente; e após tocar superfícies próximas a ele.

4. Para a higienização simples das mãos em local onde haja possibilidade de exposição à agente biológico, deve haver um lavatório exclusivo provido de água corrente, sabão líquido, toalha descartável ou de tecido e lixeira com sistema de abertura sem contato manual.

Assinale a opção que contém os números das afirmativas CORRETAS:

A

1 e 3.

B

1 e 4.

C

2 e 4.

D

1, 2 e 3.

E

2, 3 e 4.