Para fins de avaliação forense, é essencial a análise das dimensões da personalidade. O...

Questão 47

47
Q992346
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Para fins de avaliação forense, é essencial a análise das dimensões da personalidade. O DSM 5 apresentou um modelo alternativo, dimensional, para avaliação da personalidade partindo-se dos elementos de funcionamento da personalidade. Segundo esse modelo, é correto afirmar que
A
a identidade é o elemento pelo qual se avalia o quanto o sujeito compreende os limites de si mesmo e os do outro, estabelecendo capacidade de autorregular-se diante dos estímulos do ambiente.
B
o autodirecionamento é elemento do funcionamento pelo qual se deve avaliar quantitativa e qualitativamente a capacidade do sujeito de direcionar foco no reconhecimento dos efeitos do próprio comportamento sobre os outros.
C
a capacidade e o desejo de estabelecer vínculos duradouros, profundos e respeitosos consistem em elemento nomeado como empatia.
D
a avaliação da intimidade requer que o examinador explore os recursos interpessoais do sujeito de este tolerar perspectivas diferentes das dele mesmo.
E
a previsão do neuroticismo como um elemento funcional da personalidade representa o resgate da psicanálise como conhecimento essencial para estudo da personalidade e define-se pela estabilidade emocional do sujeito ao curso do tempo.