- Engenheiro Agrônomo - 2019
Questão 21
21
Q1162278
Engenharia Agronômica Meio Ambiente
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Prova: UDESC - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA - Engenheiro Agrônomo

O aquecimento global, gerado pelo aumento da concentração de gases nocivos na atmosfera, aponta o ser humano como o principal responsável pelas mudanças climáticas observadas no planeta atualmente.


Sobre o aquecimento global, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Os principais agentes do aquecimento global são o aumento de CO2 e de gases contendo enxofre liberados diariamente. A quantidade de vapor d’água atmosférico, que em princípio poderia também influenciar, não tem apresentado grandes alterações a longo prazo, pelas próprias características que possui o ciclo da água no planeta.


( ) A utilização dos recursos naturais tais como carvão, petróleo e áreas florestadas, fez com que a quantidade de gases principalmente o CO2 aumentasse, exponencialmente, até os dias de hoje. Esse aumento contínuo de gases na atmosfera trouxe como consequência, maior interação com a radiação infravermelha emitida pela Terra e, consequentemente, aumento da temperatura do ar atmosférico.


( ) A destruição da camada de ozônio pelo uso continuado de CFCs (clorofluorcarbonos) é apontada, juntamente, com o aumento da liberação de CO2 por combustíveis fósseis, como um dos principais agentes promotores do aquecimento global.


( ) Poeira e pequenas partículas em suspensão, eliminadas com a poluição, configuram-se, juntamente com o vapor d’água misturado ao enxofre, como os principais responsáveis pelo efeito estufa desregulado, que aumenta o aquecimento no planeta.


( ) A contenção do uso de combustíveis fósseis e o controle da liberação de gás metano por material em decomposição e pelos lixões das áreas urbanas são apontados como fatores importantes para deter o aumento do aquecimento global.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.


A

( ) F – F – V – V – F

B

( ) V – V – F – F – V

C

( ) F – V – F – F – V

D

( ) V – F – V – F – V

E

( ) F – V – V – F – F