IFPR - Técnico em Assuntos Educacionais - 2019
Questão 45
45
Q1064936
Pedagogia Filosofia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN
Prova: IDECAN - IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Técnico em Assuntos Educacionais
As relações interpessoais pressupõem o outro e, nesse sentido, pressupõem, também a incorporação de normas comuns, que é feita pelo processo socializador. Somente quando passam por este processo socializador é que os indivíduos se tornam membros efetivos da sociedade. Na forma complexa da interiorização, não somente compreende-se os processos subjetivos momentâneos dos outros, mas compreende-se o mundo em que se vive e esse mundo torna-se o próprio. Deste modo, assinale a alternativa incorreta.
A
Conviver é viver em grupo, é partilhar a vida. Em todo grupo humano constituído existe a necessidade de conviver, de aprender a conviver e isso pressupõe um processo de socialização.
B
Só por intermédio dos processos de socialização é que qualquer sociedade pode continuar existindo. Se esse processo fracassar, a sociedade extinguir-se-á, na pior das hipóteses, ou converter-se-á numa sociedade muito diferente, na melhor das hipóteses.
C
O homem, enquanto ser social, enquanto um ser de relações sociais está em permanente movimento, num exercício contínuo de transformação, de convivência num mundo de objetos e significados já construídos pelos outros homens.
D
Nas relações sociais nos apropriamos desse mundo cultural e desenvolvemos o "sentido pessoal" transformando, reestruturando, ressignificando o que já encontramos construído, produzindo, assim, uma compreensão sobre o mundo, sobre si mesmo e os outros, compreensão essa construída no processo de produção da existência, compreensão essa que tem sua matéria-prima na realidade objetiva e na realidade social, mas que é própria do indivíduo.
E
O indivíduo é produto da sociedade assim como a sociedade é produto do homem, já que o indivíduo absorve passivamente o mundo social (com suas instituições, papéis, e identidades apropriadas).