MANAUSPREVI - Analista Previdenciário - Área: Serviço Social - 2015
Questão 41
41
Q879301
Serviço Social Politica Social
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - MANAUSPREVI - Manaus Previdência - Analista Previdenciário - Área: Serviço Social
Segundo Raichelis e Ribeiro (2012), os Conselhos de políticas públicas têm como desafio
A
retomar e atualizar o debate sobre a autonomia e os riscos da cooptação no centro da agenda, sem contudo reeditar perspectivas de análise que dicotomizam a esfera da luta social e o âmbito da política institucional.
B
propor um único conselho no âmbito das políticas sociais para que este possa favorecer o processo de integração e intersetorialidade, aspecto tido como o maior desafio de gestão.
C
desvincular os conselhos gestores de políticas públicas da dimensão política, pois seu aprimoramento só será possível com a competência técnica dos membros desses conselhos, sobretudo, aqueles que representam a sociedade civil organizada.
D
recolocar o debate sobre a autonomia no centro da agenda, mas com vistas a ampliar a análise que reforça a perspectiva dicotomizadora da esfera da luta social e do âmbito da política institucional.
E
superar definitivamente a articulação da luta por direitos nos espaços próprios da sociedade civil e nos espaços institucionais estatais, pois os conselhos não podem se dedicar a esse tema, predefinido como de competência exclusiva dos movimentos sociais e sindicatos.