PM PR - Soldado de 2ª Classe - 6º Simulado - 2021
Questão 39
39
Q1631331
Geografia Urbanização
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Universidade Federal do Paraná (Questões inéditas) - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - PM PR - Polícia Militar do Paraná - Soldado de 2ª Classe - 6º Simulado

Os paranaenses são os líderes em culturas como o milho e o feijão, além de figurar entre os maiores produtores de trigo, soja e cana-de-açúcar. Os principais produtos da agricultura paranaense, conforme dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são: cana-de-açúcar, soja, milho, trigo, mandioca, feijão, batata-inglesa, laranja. Os principais estados influenciados pelo porto de Paranaguá são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O litoral paranaense possui uma área aproximada de 6.057 km², destacando-se sete municípios. É uma região com indicadores socioeconômicos heterogêneos, dado especialmente pelo desenvolvimento de atividades econômicas distintas, destacando-se em todos os municípios o turismo devido a belas praias da região. Durante o século XX, inúmeras atividades econômicas da indústria impulsionaram consideravelmente a economia do Paraná. Foi em consequência desse impulso que a urbanização cresceu, não somente na área ao redor de Curitiba, como em polos interioranos.


Tendo como referência o exposto anteriormente, indique a assertiva na qual estão apenas duas cidades integrantes da região metropolitana de Curitiba e duas da zona litorânea.

A

Wenceslaus Braz, Campina Grande do Sul, Morretes, Paranaguá.

B

Lapa, Colombo, Pinhais, Guaratuba.

C

Araucária, Campo Largo, Matinhos, Guaraqueçaba.

D

São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Pontal do Paraná.

E

União da Vitória, São José dos Pinhais, Guaratuba, Morretes.