- Monitor de Atividades Lúdicas - 2011
Questão 22
22
Q465154
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2011
Banca: Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA - CONSULPLAN
Prova: CONSULPLAN - Prefeitura de Araçatuba - Monitor de Atividades Lúdicas

“A instituição escolar, tradicionalmente, tem organizado o seu tempo como ano escolar, dias letivos, horas/aula, disciplinas escolares, grade curricular, festas para angariar fundos, tempo de alfabetizar, tempo de recuperar, tempo de aprovar, tempo de reprovar, tempo de expulsar... Ao agir desta forma, os educadores não exploram pedagogicamente a riqueza das relações humanas presentes no tempo e no espaço escolar.” Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Mexer com os espaços e tempos significa ir além do currículo oficial, pois ele não abarca todas as dimensões do processo educativo, dizendo respeito somente a um determinado nível desse processo, ou seja, às questões normativas.

( ) A educação escolar é um dever social conquistado pelos cidadãos. Ela se concretiza não apenas no dever socialmente acumulado, mas no dever a tempos de socialização, de cultura, de vivência digna da infância, adolescência, juventude e vida adulta.

( ) No cotidiano escolar, os tempos de afetividade dos corpos e das identidades são esquecidos, ou até mesmo considerados proibidos, mas eles existem. Deve-se então incluí-los em nossa organização escolar como tempos pedagógicos.

( ) Reorganizar os tempos é lidar com os diferentes ciclos da vida humana. Isso significa desconsiderar que a experiência escolar está inserida no processo contínuo de desenvolvimento do sujeito. Um processo que se iniciou antes da sua entrada na escola.

( ) O tempo escolar, estruturado em horários curtos e fragmentados, e as condições de trabalho inadequadas dificultam a esses profissionais articularem o seu trabalho docente com a vida, a família, o lazer.

A sequência está correta em

A

V, F, V, F, V

B

F, V, F, V, V

C

F, V, V, F, F

D

V, F, F, V, F

E

V, F, F, V, V