Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tr...

Questão 3

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do segundo e terceiro parágrafos.

A

As expressões “daquele aluno submisso e temeroso” e “um soldadinho de chumbo”, do segundo parágrafo, referem-se ao modelo de aluno que correspondia às expectativas das escolas de caráter elitista e conservador, ligadas à desmilitarização das relações sociais.

B

Por meio da pergunta que encerra o segundo parágrafo, é possível inferir o ponto de vista defendido no texto: o de que o modelo pouco democrático, elitista e conservador da escola de outrora não só não corresponde à nova geração de alunos como não merece aclamação.

C

O trecho “refere-se ao fato de ela ser um espaço social pouco democrático”, também pode ser escrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical: “refere-se ao fato dela ser um espaço social pouco democrático”.

D

O trecho final do terceiro parágrafo “basta lembrarmos os exames de admissão de antes do início dos anos 70” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “basta lembrarmos dos exames de admissão anteriores ao início dos anos 70”.