A principal idéia defendida no texto 1 pode ser assim sintetizada:

Questão 1

A principal idéia defendida no texto 1 pode ser assim sintetizada:

A

as peculiaridades lingüísticas do Brasil originaram duas correntes opostas de pensamento acerca do estabelecimento de uma norma falada: uma a favor da integridade da língua portuguesa, outra a favor de uma reforma radical.

B

embora os debates acerca da denominação da língua do Brasil demonstrem ser consensual a idéia de que o português do Brasil é diferente do de Portugal, nenhuma das denominações sugeridas chegou a ser oficialmente adotada.

C

as evidentes diferenças lexicais, sintáticas, morfológicas e fonéticas entre o português brasileiro e o europeu confirmam que eles se configuram como variantes de português, cada um seguindo a sua própria evolução.

D

diferentemente de Portugal, onde o prestígio da norma lisboeta a faz prevalecer, não há no Brasil um centro de referência cuja norma possa ser considerada a padrão, nem mesmo as grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

E

visto que a questão da língua não é um problema restrito à lingüística, mas alcança também a cultura e a sociedade, não é possível definir a língua brasileira sem que se determine, concomitantemente, a identidade nacional.