Assinale a alternativa correta, considerando o texto 1.

Questão 1

Assinale a alternativa correta, considerando o texto 1.

A

No início do texto, em “Clarice Lispector mergulha na intimidade dos seus personagens e a investiga profundamente […]”, o pronome sublinhado faz referência a Clarice Lispector.

B

No segundo período do texto “Utiliza para isso uma prosa rica em características poéticas […]”, o sujeito é indeterminado, fato que se evidencia pela flexão verbal em 3a pessoa do singular.

C

No último período do primeiro parágrafo, em "as dúvidas que essa descoberta revela", há um caso de concordância verbal opcional: a forma verbal "revela" poderia estar no plural concordando com "dúvidas".

D

No início do segundo parágrafo, em “Escrever é, assim, um processo de conhecimento da realidade […]”, o termo sublinhado estabelece uma relação de conclusão, podendo ser substituído por “portanto”.

E

No segundo parágrafo, em “E por meio dele se desvendam segredos íntimos, desejos reprimidos, pensamentos constrangedores, atinge-se a intimidade mais profunda”, os dois segmentos sublinhados correspondem, respectivamente, a sujeito composto de “desvendam” e objeto direto de “atinge”.