Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Engenheiro Agrônomo - 2019
Questão 30
30
Q1616431
Engenharia Agronômica Entomologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC
Prova: IBFC - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - Engenheiro Agrônomo

Inúmeras espécies de pragas agrícolas são encontradas no armazenamento de grãos. Dentre elas, destacam-se os insetos por serem os principais agentes externos responsáveis pelas perdas no período pós-colheita. A respeito dos principais insetos praga do armazenamento de grãos, associe as colunas, relacionando corretamente o inseto praga (coluna da esquerda) à suas características e danos causados (coluna da direita).


INSETO PRAGA

CARACTERÍSTICAS E DANOS

(1) Sitophilus zeamais

( ) É uma praga primária interna, de ocorrência mundial e uma das principais pragas do feijão. Apresenta infestação cruzada. Os ovos são postos na massa de grãos, as larvas eclodem e penetram no interior dos grãos consumindo grande parte de suas reservas. Após o desenvolvimento, a larva transforma-se em pupa. Após o período de pupa, o adulto recorta uma tampinha circular no grãos, emergindo e iniciando um novo ciclo. Os danos causados são diretos (redução da massa de grãos) e indiretos (redução da qualidade e do valor comercial).

(2) Acanthoscelides obtectus

( ) É uma praga primária e afeta basicamente a superfície da massa de grãos armazenados em sacas ou a granel. Podem também atacar os grãos no campo. As larvas destroem o grão, reduzindo o volume da massa de grãos e a qualidade. Atacam também farinhas causando a deterioração do produto.

(3) Sitotroga cerealella

( ) Possui elevado potencial de destruição dos grãos, pois é capaz de se alimentar de 5 a 6 vezes seu próprio peso em uma semana. É a principal praga pós-colheita de trigo no Brasil. Destrói consideravelmente os grãos, deixando-os perfurados e com grande quantidade de resíduos. Tanto o adulto como a larva causam danos e atacam diversas espécies de grãos como trigo, cevada, triticale, arroz e aveia.

(4) Rhyzopertha dominica

( ) Tanto as larvas como os adultos atacam os grãos inteiros e a postura é feita nos grãos. Após se desenvolverem no grão, as larvas saem deste para empupar-se e se transformam em adultos. Os danos causados são a redução da massa e da qualidade dos grãos.


Assinale a alternativa correta.

A

2-4-3-1

B

3-2-1-4

C

2-3-4-1

D

4-2-1-3