Após a leitura do texto, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I- A educação brasileira passou por vários momentos de intensas lutas para atingir o objetivo de todos poderem
frequentar a escola.
II- Meados do século XX é marcado pela redução da segregação e da exclusão, através do desenvolvimento de
escolas e/ou classes especiais, instituições especiais capazes de proporcionar uma educação que respeitasse as
limitações das pessoas, visando a oferecer ao deficiente uma educação à parte e a atendê-lo por meio de
intervenções didático-pedagógicas específicas.
III- No final do século XX, por volta da década de 70, observa-se um movimento de integração social dos indivíduos
que apresentavam deficiência, cujo objetivo era integrá-los em ambientes escolares, o mais próximo possível
daqueles oferecidos à pessoa normal. A integração é o deslocamento da educação especial para dentro da escola
regular; muitas vezes, criando “turmas especiais” para atenderem os “alunos especiais”, e permanecendo as
“turmas normais” para “alunos normais”. Ou seja, a discriminação e preconceito continuam, só que desta vez, dentro
da própria escola.
IV- Já a inclusão é incompatível com a integração, visto que, ela defende o direito de todos, sem exceção, a
frequentarem as salas de aula de ensino regular. Não se trata apenas de todos frequentarem a mesma escola, e
sim, de frequentarem as mesmas salas de aula. Todos os alunos juntos, independente das suas necessidades ou
particularidades. Na escola inclusiva não há mais a divisão entre ensino especial e ensino regular; o ensino é um e
o mesmo para todos, respeitando as particularidades, as diferenças. Trata-se de um ensino participativo, solidário e
acolhedor. Formas mais solidárias e plurais de convivência. Uma educação global, plena, livre de preconceitos, e
que reconheça e valorize as particularidades (diferenças) de cada um.