Em sua obra, Jussara Hoffmann (2000) discute a avaliação numa perspectiva construtivista que se contrapõe à prática de avaliação tradicional, buscando sentido em direção a uma escola igualitária e libertadora desde a educação infantil, o ensino fundamental, o médio até a universidade. Partindo das ideias abordadas pela autora, são alguns dos princípios coerentes à ação avaliativa mediadora, EXCETO:
Oportunizar discussões entre os alunos a partir de situações desencadeadoras para o desenvolvimento do conhecimento em sua perspectiva de compreensão.
Oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas ideias, pois as tarefas são elementos essenciais para observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo.
Corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas erradas e, com base nessa verificação periódica, tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar e sua aprovação em cada série ou ano.
Realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando, teoricamente, e procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos, interpretando-as com respeito e subjetividade.