- Médico - Área: Psiquiatra - 2016
Questão 41
41
Q1364652
Medicina Psiquiatria
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE
Prova: CETREDE - Prefeitura de Trairi - Médico - Área: Psiquiatra

A memória é um processo neurológico complexo por meio do qual o indivíduo adquire, codifica, forma, armazena, conserva, manipula e resgata informações. Sobre a memória e seus processos, o que NÃO é correto afirmar?

A

A codificação é a atividade de reconhecimento dos símbolos e códigos para que sejam retidos, associando com registros já existentes; a armazenagem é o processo que envolve o fortalecimento das representações enquanto estão sendo registradas e a sua reconstrução ao longo da sua utilização e da entrada de novas informações; e, a evocação é a repescagem, um processo de lembrança da informação anteriormente armazenada, que pode ser feito por busca consciente das informações (resgate) ou evocado de maneira não consciente por associações dependentes do contexto, ativação por semelhança ou por necessidades.

B

A codificação depende de processos perceptivos e atencionais

C

Participam do processo da memória: o hipocampo, o lobo temporal, córtex cerebral, corpo estriado e córtex pré-frontal.

D

Ela pode ser categorizada em memória de longo prazo e memória de curto prazo. A memória de longo prazo, por sua vez, divide-se em memória implícita (episódica e semântica) e a memória explícita.

E

A memória operacional corresponde ao sistema de memória que opera simultaneamente no armazenamento temporário e na manipulação de uma quantidade limitada de informações. Um dos modelos científicos mais aceitos sobre a memória operacional é o Modelo de Baddeley, composto pelo executivo central, constituído pela alça fonológica (AF), esboço visuoespacial (EV), buffer/retentor episódico (BE).