Imagem de fundo

A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), artic...

Questão 1

1
Q1177862
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos "competentes" para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas.


Numa concepção de educação tecnicista,

A

a essência do ensino é a criação de ambientes propícios à autoeducação; ao professor cabe a tarefa de estimular o aluno a estudar de forma autônoma e autodisciplinada.

B

a ação do professor tem como foco principal o interesse espontâneo do aluno, a ser alcançado por meio de atividades significativas que levem à concentração natural nos estudos.

C

o professor transmite os conteúdos conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informações.

D

o professor tem o papel de ser mediador do processo de ensino-aprendizagem, levando o aluno a ser sujeito ativo e participante da construção do conhecimento.

E

o ensino é direcionado às questões sociais, visando possibilitar uma inteira participação do aluno nos processos de formação de sua própria cultura.