LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05. “Quando eu tinha os meus ...

Questão 3

3
Q29918
Teclas de Atalhos
Compartilhar

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05.

“Quando eu tinha os meus 15 anos e traduzia na classe de grego do Pedro II a ‘Ciropédia’, fiquei encantado com esse nome de uma cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Pérsia, para lá passar os verões. A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e eu vi Pasárgada e vivi durante alguns anos Pasárgada.

Mais de vinte anos depois, num momento de profundo cafard* e desânimo, saltou-me do subconsciente este grito de evasão: ‘Vou-me embora pra Pasárgada!’ Imediatamente senti que era a célula de um poema. Peguei do lápis e do papel, mas o poema não veio. Não pensei mais nisso. Uns cinco anos mais tarde, o mesmo grito de evasão nas mesmas circunstâncias. Desta vez o poema saiu quase no correr da pena. Se há belezas em Vou-me embora pra Pasárgada, elas não passam de acidentes. Não construí o poema; ele construiu-se em mim nos recessos do subconsciente, utilizando as reminiscências da infância – as histórias que Rosa, a minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta, etc. O quase inválido que eu era ainda por volta de 1926 imaginava em Pasárgada o exercício de todas as atividades que a doença me impedia. ‘E como farei ginástica... tomarei banhos de mar!’. A esse aspecto Pasárgada é toda a vida que podia ter sido e que não foi.”

(Manuel Bandeira. Discutindo Literatura, ano 2, nº 7).

* cafard : fig: estado de depressão

Avalie as seguintes afirmações sobre a pontuação praticada por Manuel Bandeira, ao longo do texto.

1- Na frase: "A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e eu vi Pasárgada e vivi durante alguns anos Pasárgada.", a vírgula antes da conjunção "e" justifica-se, sintaticamente, pela mudança de sujeito.

2- Em: "Não construí o poema; ele construiu-se em mim nos recessos do subconsciente, ...", o ponto-e-vírgula evidencia a separação de orações coordenadas assindéticas de sentido contrário.

3- O uso do travessão no excerto: "... utilizando as reminiscências da infância - as histórias que Rosa, a minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta, etc..." dá-se, em lugar de dois pontos, para introduzir aposto.

São corretas as afirmações:

A

1 e 3, somente.

B

1 e 2, somente.

C

2 e 3, somente.

D

1, 2 e 3.