SEPLAG - Analista de Cultura - Área Arquivista - 2018
Questão 58
58
Q1014461
Arquivologia Conservação e Preservação de Documentos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará - UECE
Prova: UECE - SECULT - Secretaria da Cultura do Ceará - Analista de Cultura - Área Arquivista
No que diz respeito a políticas culturais para a conservação do patrimônio arquivístico brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.
A
Na década de 1970, ações governamentais, como o Programa Nacional de Preservação da Documentação Histórica – Pró-documento –, conduzido pela Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Sphan –, ou a criação de um Sistema Nacional de Arquivos – Sinar –, sob a coordenação do Arquivo Nacional, tentavam dar conta da proteção dos arquivos permanentes de modo articulado e com propostas de discussão sobre a articulação arquivo-escola.
B
Os investimentos dos arquivos brasileiros em atividades educativas, quando comparados aos dos museus, são considerados proporcionais.
C
Os trabalhos educativos nos arquivos têm que ser contínuos e reconhecidos como uma exigência de difusão dos arquivos, como custodiadores de parte importante do patrimônio cultural do país, do estado ou da cidade e como garantidores de direitos.
D
Promover política e patrimônio cultural em instituições arquivísticas restringe-se a ensinar a história por meio dos acervos existentes nos arquivos.