SOE - Residências - 3° Simulado - Enfermagem - 2021
Questão 8
8
Q1680153
Enfermagem Exposição a material biológico
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Questões inéditas) - VUNESP
Prova: VUNESP - SOE - Sem Órgão Específico - Residências - 3° Simulado - Enfermagem

O National Advisory Committee on Immunization (NACI) do Canadá aconselha que “a vacina COVID- 19 não deve ser oferecida às populações excluídas dos ensaios clínicos até que mais evidências estejam disponíveis. No entanto, se uma avaliação de risco considerar que os benefícios da vacina superam os riscos potenciais para o indivíduo [...]”. Tal entendimento, no que se refere à gravidez e à amamentação, é semelhante ao do Centro de Controle de Doenças dos EUA (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) e acompanhada pelas principais sociedades de ginecologia e obstetrícia. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta:

A

A preocupação com a vacinação na ausência de evidências de segurança, considerando o mero risco teórico de dano fetal, não é suficiente para justificar a negação do acesso de mulheres grávidas à vacina em um surto ou epidemia.

B

Durante uma epidemia, o padrão não deve ser oferecer vacinas a mulheres grávidas junto com outras populações afetadas.

C

Estudos recentes também sugeriram que pode haver benefícios adicionais na vacinação durante a gravidez.

D

Diante do exposto, as gestantes, puérperas e lactantes devem ser orientadas e avaliadas sobre o risco de exposição e contágio, havendo contraindicação para vacinação dessas mulheres com as vacinas COVID-19 em uso no Brasil até o momento.

E

Não se recomenda a vacinação de gestantes, mesmo das pertencentes aos grupos prioritários.