TJ RS - Arquivista - 2014
Questão 30
30
Q875694
Arquivologia Atividades do arquivo permanente
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2014
Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAURGS
Prova: FAURGS - TJ RS - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - Arquivista

Paes (1990), sem oferecer um conceito de sistema de arquivos, enumera as características de arquivos dos sistemas centralizados e descentralizados de arquivos. Considere as afirmativas abaixo, no que se refere a esses dois sistemas.

I - O sistema centralizado pressupõe a concentração da documentação e das atividades de recepção, registro, distribuição, transferência e expedição de documentos de uso corrente, em um mesmo local ou órgão da estrutura organizacional, frequentemente conhecido como Protocolo e Arquivo, Comunicações e Arquivo ou outra denominação similar.

II - Um sistema descentralizado é regido pelas seguintes condições: centralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos correntes. Nessa configuração, destaca-se a existência de uma coordenação central fundamental, que poderá ser exercida por um arquivo permanente da organização.

III - Sob a perspectiva do conceito de sistema, o sistema centralizado constituiria, por princípio, um quadro de características sistêmicas, excluindo uma totalidade diferente daquela do sistema descentralizado, integrado por arquivos correntes setoriais e o arquivo permanente com a coordenação central.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
Apenas II e III.