UFAL - Residência em Saúde do Adulto e do Idoso - Área: Nutrição - 2017
Questão 29
29
Q1317267
Nutrição Fisiologia Humana
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL -
Prova: COPEVE/ UFAL - UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Residência em Saúde do Adulto e do Idoso - Área: Nutrição

O processo de envelhecimento está associado a progressivas mudanças na composição corporal e no estado nutricional do idoso e ocasionam impactos sobre a saúde desse grupo etário.

Com base no exposto, qual a alternativa correta?

A

A baixa ingestão de cálcio e vitamina D é um fator de risco importante para o desenvolvimento da osteoporose no idoso, caracterizando-se pela perda progressiva da massa óssea e redução da resistência óssea, sendo mais frequente nos homens.

B

Devido à redução da capacidade de filtração glomerular, comum no processo do envelhecimento, a prescrição proteica deve sempre ser cautelosa e nunca ultrapassar 1,2 g de proteína por kg/dia, mesmo em idosos com baixo peso ou desnutrição.

C

A perda de peso, voluntária ou involuntária, deve ser cuidadosamente avaliada, pois nessa população a perda de massa magra aumenta a probabilidade de fragilidade e dependência, interferindo negativamente na morbidade e mortalidade.

D

A partir da terceira década de vida inicia-se substituição de massa muscular por tecido adiposo, com perda de aproximadamente 0,3kg/ano de massa magra e aumento equivalente de massa gorda que será distribuída proporcionalmente em todo corpo.

E

A baixa ingestão hídrica, secundária à redução da capacidade de percepção da sede, poderia ser um fator de risco importante para a desidratação no idoso; entretanto, o aumento na capacidade de retenção de fluídos é fator fisiológico compensatório, reduzindo a incidência de desidratação nesse grupo etário.