UFRN - Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do adulto - Área: Serviço Social - 2018
Questão 42
42
Q1312381
Serviço Social Histórico do Serviço Social no Brasil e no Mundo
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - COPERVE UFRN
Prova: COPERVE UFRN - UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do adulto - Área: Serviço Social

Em tempos de aprofundamento da mundialização do capital, de perdas de direitos, de degradação da vida humana e da natureza, que se expressa de diversas formas, como em racismo, xenofobia, transfobia, violências contra mulher, contra povos indígenas, imigrantes, idosos, crianças, intolerância religiosa, etc, torna necessária a reflexão crítica e ética no trabalho do(a) assistente social. Exige, sobretudo, considerar os avanços da profissão no que se refere à ruptura com o conservadorismo ético que se materializa a partir da década de 1980. Destaca se, nesse contexto, a ética e sua fundamentação ontológica como parte constitutiva da práxis. Nesse sentido, os valores são produtos da práxis e, por isso. se

A

objetivam através do trabalho que permite o desenvolvimento do ser social, dispondo de capacidade teleológica, capaz de agir conscientemente, de forma livre e universal.

B

objetivam através da consciência do homem e de seu instinto natural que permite o desenvolvimento do ser social, capaz de agir conscientemente, de forma livre e universal.

C

expressam na capacidade do homem livre de criar valores a partir de sua subjetividade numa ação prática e social mediada pelos valores que regem a profissão.

D

expressam na ação prática e social mediada pelos valores e projetos que visam interferir na realidade e por formas de subjetivação no âmbito das instituições e do exercício profissional.