O Art. 68 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal define as comunid...

O Art. 68 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal define as comunidades remanescentes de quilombos. Em uma perspectiva antropológica, podemos ressaltar que no que se refere ao reconhecimento destes como grupo étnico:
A
é fundamental recriar a cadeia sucessória de seus membros, demonstrando a permanência de características culturais originais, presentes no passado, ainda que distante.
B
é essencial demonstrar o isolamento do grupo do restante da sociedade, para que seja possível determinar a existência de traços culturais originais do grupo.
C
é importante encontrar restos arqueológicos que demonstrem a permanência do grupo em determinado território e seu pertencimento aos antigos quilombos.
D
não é necessário buscar elementos culturais de um passado longínquo, visto que os elementos específicos de cultura podem sofrer variações no tempo.
E
não é possível reconhecê-lo sem levar em conta ao mesmo tempo o seu grau de isolamento ao longo dos anos e a a possibilidade de encontrar restos arqueológicos que demonstrem o percurso percorrido pelo grupo ao longo do tempo histórico.