Imagem de fundo

As leucemias agudas resultam de uma transformação maligna das células hematopoéticas pr...

1
Q1160728
Teclas de Atalhos
Compartilhar

As leucemias agudas resultam de uma transformação maligna das células hematopoéticas primitivas, seguida de uma proliferação clonal e consequente acúmulo dessas células transformadas. Sobre a Leucemia Mieloide Aguda (LMA) no adulto, assinale a alternativa correta.

A

Quando, ao diagnóstico, a contagem de glóbulos brancos é maior do que 20.000/mm3 ou a desidrogenase lática (DHL) está elevada, tem-se um bom prognóstico.

B

A cura da LMA nos adultos ocorre numa maioria de pacientes adultos que se submetem aos diversos protocolos de quimioterapia.

C

Nos casos LMA de prognóstico intermediário ou desfavorável, os resultados do transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico (alo- TCTH) ou autólogo (auto-TCTH) são piores do que os obtidos com a quimioterapia padrão.

D

O cariótipo das células leucêmicas é o fator mais importante para se prognosticar a resposta à quimioterapia de indução e a sobrevida global do paciente.

E

O tratamento da LMA exige uma quimioterapia inicial denominada de “consolidação”, com o objetivo de atingir remissão completa da doença.