Um adolescente foi diagnosticado com sarampo, após ter permanecido por 12 horas em obse...

Um adolescente foi diagnosticado com sarampo, após ter permanecido por 12 horas em observação, em um serviço de urgência, sem a adoção de medidas de precaução. De acordo com as recomendações da vigilância epidemiológica, a conduta indicada para essa a situação é

A

vacinar os contatos suscetíveis e imunocompetentes, mulheres não grávidas e crianças maiores de 06 meses em, até, 72 horas após a exposição, incluindo pacientes e profissionais de saúde.

B

relatar a ocorrência à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH e notificar ao Serviço de Vigilância Epidemiológica, após a confirmação laboratorial do caso.

C

colher amostras de sangue e urina do paciente, para isolamento do vírus, a partir do 6.º dia após o início dos sintomas.

D

manter o paciente internado, livre de isolamento, porque o período de transmissão do sarampo se encerrou com a manifestação dos sintomas.

E

instituir o uso de máscara N95 ou similar para equipe de saúde e pacientes que tiveram contato com o adolescente durante a internação, pois o sarampo tem alta infectividade.