Imagem de fundo

Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeir...

Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto e, posteriormente a esse período, a periodicidade deve ser pactuada com a família a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção. São orientações gerais sobre os cuidados com o recém-nascido que devem ser fornecidos durante a visita domiciliar, exceto:
A
A lavagem de mãos por todas as pessoas que têm contato com o bebê deve ser orientada em todas as visitas de puericultura, com o objetivo de evitar a propagação de micro-organismos causadores de doenças respiratórias.
B
Em relação ao uso de chupetas (“bicos”), atualmente, a introdução desse hábito tem sido desaconselhada pela possibilidade de interferir negativamente na duração do aleitamento materno, entre outros motivos.
C
Oriente a família de modo a não permitir que pessoas fumem dentro de casa ou que aqueles que acabaram de fumar peguem o bebê no colo.
D
Na troca de fraldas, a fim de evitar as assaduras, os cuidadores devem secar bem o bebê após o banho e o uso de talcos deve ser estimulado.