Imagem de fundo

O recebimento de spams (e-mails indesejados) pode causar prejuízos de diversas formas a...

O recebimento de spams (e-mails indesejados) pode causar prejuízos de diversas formas ao usuário ou à empresa em que ele trabalha, dentre elas, é possível destacar:

− perda de mensagens importantes: devido ao grande volume de spam recebido, você corre o risco de não ler mensagens importantes, lê-las com atraso ou apagálas por engano.

− não recebimento de e-mails: caso o número de spams recebidos seja grande e você utilize um serviço de email que limite o tamanho de caixa postal, você corre o risco de lotar a sua área de e-mail e, até que consiga liberar espaço, ficará impedido de receber novas mensagens.

− gasto desnecessário de tempo: para cada spam recebido, é necessário que você gaste um tempo para lê-lo, identificá-lo e removê-lo da sua caixa postal, o que pode resultar em gasto desnecessário de tempo e em perda de produtividade.

Para se precaver deste tipo de recebimento, alguns cuidados podem ser tomados, como:

A

filtrar as mensagens indesejadas, por meio de programas instalados em servidores ou em seu computador e de sistemas integrados a Webmails e leitores de e-mails.

B

alterar a rota do servidor DNS, evitando com isso que os spams sejam direcionados para o servidor da empresa.

C

utilizar um firewall para bloquear a porta de recebimento de e-mails que contenham spams.

D

utilizar um servidor proxy para rotear o conteúdo recebido de sites suspeitos diretamente para o programa de antivírus.

E

criar uma lista de sites seguros no servidor SMTP, permitindo, dessa forma, receber somente e-mails desejados.