Imagem de fundo

Os processadores são o componente central de um computador, no entanto, o desempenho ge...

Os processadores são o componente central de um computador, no entanto, o desempenho geral de um computador não pode ser mensurado apenas pelo processador. E neste sentido, os benchmarks estão sendo feitos em toda a arquitetura computacional. A acirrada competição tecnológica entre os maiores fabricantes de processadores possibilita a introdução de inovações que aumentam a capacidade de processamento e elevam o desempenho geral da arquitetura dos computadores. Com o foco inicial no aumento da velocidade do clock de processamento, esta característica encontra limitações físicas de capacidade intrínseca da frequência de operação dos circuitos eletrônicos baseados em pastilhas de silício. A expansão da capacidade de armazenamento temporário, com memória cache, da taxa e da largura de transmissão nos barramentos de dados e de endereços (frequência e número de bits) foram as estruturas seguintes a serem otimizadas para maximizar o desempenho da arquitetura de um núcleo (core). O passo seguinte e natural foi a adoção do processamento paralelo com múltiplos núcleos e o tratamento de multithreads. Nos dias atuais, um upgrade, apenas, de processador nos computadores com processador de gerações anteriores não se justifica. As inovações no conjunto das arquiteturas da placa-mãe, processador, placa de vídeo, para citar alguns componentes, bem como, a atualização dos sistemas operacionais, e a constante redução de preço tornam a relação custo/benefício dos novos computadores mais atrativas, em face do desempenho que se deseja alcançar.


De acordo com o texto, analise as afirmativas.


I. Os processadores mais recentes têm arquitetura acima de 10 núcleos e o uso destes implica o desenvolvimento de algoritmos de agendamento que façam uso das “user threads” e das “kernel threads”.

II. Um aumento da velocidade do barramento FSB (Front-Side Bus) permite o aumento da taxa de transferência de dados entre o processador e o chipset, mesmo com o mesmo clock do processador.

III. O uso de multithreads permite o compartilhamento de código, dados e arquivos, embora cada thread faça uso de registradores e pilha (register e stack) individuais, possibilitando o processamento em múltiplos núcleos e execução paralela.

IV. Os caches L1 e L2 são estruturas de memória para armazenamento temporário, com o mais alto desempenho dos tipos de memórias, que influenciam, particularmente, no desempenho do processador.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II e III, apenas.

B

I, III e IV, apenas.

C

II e IV, apenas.

D

I, II, III e IV.