Imagem de fundo

Solicitou-se a um Técnico de Informática indicar características importantes de um hard...

Solicitou-se a um Técnico de Informática indicar características importantes de um hardware para um desktop topo de linha a ser montado. O Técnico afirmou, corretamente, que
A
a desvantagem dos desktops é a falta de suporte a dois ou mais discos de armazenamento, então deve-se adquirir um HD de, pelo menos, 10 Terabytes. Neste HD ficam armazenados o sistema operacional e os dados. Caso haja problemas no sistema operacional ou uma falha no disco e seja necessário formatar a máquina, os dados ficam armazenados em um lugar seguro.
B
a escolha de uma fonte de má qualidade ou de um gabinete que não mantenha a máquina refrigerada é um grave erro. Usar um modelo de fonte de alimentação genérico é mais seguro que adquirir produtos de marca. Qualidade da fonte é essencial, já que ela é responsável por transformar a corrente contínua que vem da rede elétrica em energia alternada para alimentar os componentes, e, se não fizer esse trabalho direito, dispositivos são danificados rapidamente, principalmente os mais sensíveis, como memória RAM e disco rígido, que são os primeiros a falhar.
C
o cooler deve ser cuidadosamente escolhido, principalmente para uma máquina de alto desempenho. No caso do processador, o cooler deve manter a temperatura sempre abaixo dos 100 °C. Os air coolers são recomendados para overlock de CPU, processo que submete os circuitos integrados ao limite da capacidade ao demandar bastante desempenho da placa de vídeo. Water coolers são os que mais causam superaquecimento.
D
não adianta investir muito em um processador topo de linha e economizar na placa-mãe, porque poderá resultar em uma máquina lenta. A placa-mãe poderá limitar as possibilidades de upgrades futuros. O ideal é a placa possuir soquetes para processadores mais novos (como LGA 1151 para CPUs de arquitetura Skylake da Intel ou AM3+ para CPUs AMD), mais slots de memória, conexões PCI Express mais rápidas, portas USB 3.0, conexões SATA III para disco rígido e SSD.
E
a escolha da placa de vídeo é importante, em especial se o uso da máquina for para aplicações profissionais baseadas em imagens ou vídeos. Neste caso o ideal é investir mais no processador, privilegiando processamento de CPU do qual depende o desempenho da placa gráfica. Os modelos mais recentes se conectam por meio de interfaces AGP e PCI 3.0. Geralmente modelos básicos como Radeon R9 Fury X e Geforce GTX 980 da NVIDIA possuem uma ótima relação custobenefício, pois são mais baratas e com desempenho razoável.