Imagem de fundo

A utilização das tecnologias de serviços Internet, tais como, WWW e o protocolo HTTP, f...

A utilização das tecnologias de serviços Internet, tais como, WWW e o protocolo HTTP, fomentou o aparecimento de soluções corporativas como as intranets e extranets.


Sobre essas tecnologias, tem-se que

A

as intranets permitem a comunicação entre os colaboradores da empresa, viabilizando o compartilhamento de arquivo e a troca de mensagens eletrônicas, utilizando servidores POP3 e IEEE 802.3G, com chave reversa.

B

as intranets permitem que colaboradores da empresa acessem seu conteúdo através de uma rede segura com aplicativos que implementem o protocolo SSH fora do ambiente corporativo, por meio de validação com login e senha.

C

o custo de implantação de uma extranet frequentemente é bem maior do que a implementação de uma rede de valor agregado (VAN), tendo em vista que a primeira opção demanda a utilização de redes VPN (virtual private network).

D

uma diferença técnica marcante entre a implementação de intranets e extranets está no fato de a primeira utilizar o protocolo ARP3, com navegadores padrão IEEE 802.3G, e a segunda, o protocolo TCP/IP.

E

uma extranet é uma rede corporativa privada que utiliza a tecnologia de internet e o sistema público de telecomunicações para compartilhar, de forma segura, parte das informações e operações de uma empresa com parceiros de negócio.