Imagem de fundo

Conforme o texto,

1
Q1004472
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Conforme o texto,
A
a mitificação dos escritores, tratada como exemplo particular de uma formulação geral feita no início do texto, faz com que muitas vezes eles se tornem reféns da imagem alimentada pelo público e mesmo por seus próprios biógrafos.
B
embora, no geral, escritores se caracterizem por ter excepcional clareza sobre o mundo em que vivem, de modo a direcionar suas ações, fazer disso uma regra e cobrar de todos que assim se comportem é próprio da mitificação.
C
a mitificação dos escritores tem como exemplo maior a figura de Sócrates, que, embora eivada de comicidade, é semelhante à trágica figura de Goethe, ambas a compor mitos que obscurecem a verdade de sua real condição.
D
ainda que a mitificação seja corriqueira junto ao público leitor, é claro para os biógrafos o fato de que a obra de arte é uma vitória sobre os erros e acertos da vida cotidiana.
E
frases como Que decepção, o Fulano. Julgava-o diferente são exemplos da confusão que o público leitor faz entre a obra dos escritores e sua vida particular, passando a adotar esta como parâmetro para mitificá-los.