Febre mundial, abacate ficou mais valioso que petróleo e gerou até tráfico Você pode a...

Febre mundial, abacate ficou mais valioso que petróleo e gerou até tráfico


Você pode até não suspeitar, mas o abacate que amadurece na sua fruteira está valendo mais do que petróleo. Na verdade, vive-se uma verdadeira obsessão mundial por ele. Há mais de uma variação da fruta fazendo sucesso em cima da torrada dos hipsters1 , na sobremesa das famílias tradicionais, sendo usado como condimento e indo parar em pratos requintados nos restaurantes.

Segundo a avaliação de quem é da área, uma mudança em hábitos alimentares e em maneiras de preparo ajudou a popularizar o abacate. Os preços dispararam, gerando lucros para além de crises econômicas e sociais em todo o mundo.

Na Nova Zelândia e na Austrália, onde crimes beiram a zero, surgiram verdadeiras redes de tráfico da fruta. No ano passado, as autoridades neozelandesas interferiram até mesmo em um mercado paralelo.

Já no México, líder mundial na produção, a exportação da fruta já é mais lucrativa do que o petróleo, com mais de 1 milhão de toneladas saindo do país, de acordo com o próprio governo mexicano.

Mas, por quê? “Antes se entendia que o abacate era uma fruta gordurosa, que engordava. Hoje acontece uma desmistificação, que é uma fruta saudável”, analisa Jonas Octávio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA). Segundo ele, além da pegada fitness2 que a fruta assumiu, o público passou a testar também versões salgadas do abacate, como o guacamole.


(https://noticias.bol.uol.com.br. Adaptado)


1 Hipster: Alguém que pensa e se veste diferentemente do que é moda dominante.

2 Fitness: Relativo à boa condição física.



Quando se comparam as informações do texto, retirado do site da IstoÉ, com as informações do texto retirado do site Uol, a informação nova que se encontra diz respeito

A

ao surgimento de um comércio paralelo para a exportação clandestina do abacate.

B

ao uso do abacate no preparo de receitas salgadas, como o molho guacamole.

C

ao grande incremento do comércio mexicano devido à exportação de abacate.

D

ao destaque comercial do abacate, superando o petróleo como produto de exportação.

E

aos prejuízos que a produção do abacate pode causar ao meio ambiente.