Imagem de fundo

A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo. À medida que ...

A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo. À medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui, devido à penetração de ar entre a pista e o veículo, podendo vir a desaparecer em dias de chuva, com maior volume d'água ou poças no pavimento.

A falta de aderência do pneu com a pista faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle. Esse processo é chamado hidroplanagem ou aquaplanagem, que significa que o pneu está rodando sobre o topo d'água, ao invés de rodar sobre o pavimento.

O desafio do motorista no dia-a-dia é manter aderência suficiente para combater a inércia, que puxa o automóvel para a frente numa freada, ou para fora da pista, em uma curva.

Alta velocidade, pista molhada, pneus mal-calibrados e em mau estado de conservação são os elementos comumente presentes em ocorrência de aquaplanagem.

(Manual básico de segurança no trânsito, 2000, p. 35.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Em dias de chuva, além do ar, água pode penetrar entre a pista e os pneus do veículo, aumentando a perda de aderência do carro em relação ao chão.

2. A hidroplanagem é o processo de aderência do veículo ao solo.

3. A força da inércia faz o carro tender a manter sua direção original numa freada ou numa curva.

4. O contato do pneu com o solo é fundamental para o motorista vencer a força da inércia e manter a estabilidade do carro.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.