Imagem de fundo

Julgue os itens abaixo, considerando o emprego de estruturas lingüísticas no texto I. I...

Julgue os itens abaixo, considerando o emprego de estruturas lingüísticas no texto I.

I Caso a oração adverbial que inicia o texto estivesse imediatamente após a expressão "é necessário", não haveria necessidade de emprego da vírgula, visto que estaria restabelecida a ordem direta do período.

II A substituição da forma verbal "precisa" (L.4) por prescinde preserva o sentido original do texto e aumenta a força argumentativa do enunciado lingüístico.

III Na linha 7, a forma verbal subjuntiva "propiciem" poderia ser substituída, sem prejuízo da coerência do texto e da correção gramatical, pela forma indicativa propiciam, desde que fosse empregada a vírgula antes do conector "que".

IV Na linha 10, a forma de presente do indicativo "leva", associada ao emprego do advérbio "nunca", confere ao enunciado um tom assertivo, categórico, que não admite contestação.

V Estariam garantidas a coerência do texto e a correção gramatical se o período "O que sobra (...) socialmente impotentes" (L.12-13) fosse assim reescrito: Disso resulta uma sociedade atomizada, constituída de pessoas sem compromisso, desmoralizadas e socialmente impotentes.

A quantidade de itens certos é igual a

A
1
B
2
C
3
D
4
E
5