Imagem de fundo

Considerando que partes desse texto foram reescritas, com alterações, assinale a altern...

Considerando que partes desse texto foram reescritas, com alterações, assinale a alternativa cujo trecho apresenta, em relação ao texto original, problemas concernentes à forma e / ou ao conteúdo.

A

Em uma sociedade letrada como a nossa, as possibilidades de exercício do corpo da linguagem pelo uso das palavras são incalculáveis. Há, porém, uma que ocupa lugar fulcral. Trata-se da escrita.

B

Quase todas as transações humanas da nossa sociedade letrada passam, de uma maneira ou de outra, pela escrita, mesmo aquelas que aparentemente são orais ou visuais. É assim com o jornal televisionado, com o apresentador que lê um texto escrito.

C

É assim com práticas culturais de origem oral como a literatura de cordel, cujos versos são escritos em folhetos para serem comercializados nas feiras. Ademais, a tela do computador, repleta de palavras, e os videogames, cheios de imagens, não dispensam as instruções escritas.

D

A preponderância da escrita se dá porque é através dela que arquivamos nossos saberes, administramos nossa sociedade e libertamo-nos dos liames impostos pelo tempo e pelo espaço. A escrita é não obstante, um dentre os mais coercitivos instrumentos de libertação das limitações físicas do ser humano.