Imagem de fundo

A preservação dos recursos hídricos será um dos grandes desafios deste século. Na verda...

A preservação dos recursos hídricos será um dos grandes desafios deste século. Na verdade, por muito tempo, encarou-se a água como bem natural inesgotável, apesar de as reservas de água doce — apropriadas ao consumo humano — representarem apenas 2,4% dos recursos hídricos existentes no planeta (os outros 97,6% estão nos mares). É, sem dúvida, um percentual baixo. Ainda mais considerando-se que o crescimento populacional e a expansão da agricultura irrigada e da pecuária contribuíram para o aumento do consumo de água. Mesmo assim, de acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a População, usam-se, hoje, 54% das fontes hídricas disponíveis, para atender o consumo mundial de água doce. A atual “crise planetária da água” não decorre apenas do aumento do consumo. Um dos fatores que tem levado muitas regiões do planeta a um estado de estresse hídrico e de escassez está na diminuição da oferta de água em conseqüência da ação irresponsável dos seres humanos sobre essas fontes hídricas.


Fúlvio Giannella Júnior. A fonte da vida pode secar. In: Família Cristã, ano 70, n.º 818, fev./2004, p. 22 (com adaptações).


A correção gramatical e o sentido original do texto são preservados caso o terceiro e o quarto períodos sejam reescritos da seguinte forma: Esse é certamente um índice baixo, em especial quando se leva em conta que o aumento das populações, da agricultura irrigada e dos rebanhos acarretaram no maior consumo de água.

C

Certo

E

Errado