Imagem de fundo

Julgue as proposições abaixo que tratam da concordância verbal. I. Em “os Estados Unido...

Julgue as proposições abaixo que tratam da concordância verbal.

I. Em “os Estados Unidos proibiram a perfuração em águas profundas no leste do Golfo do México” (terceiro parágrafo), a eliminação do artigo que antecede Estados Unidos implica mudança na flexão da forma verbal proibiram para o singular.

II. Na afirmação: O holandês Maarten Markink, 43 anos, é um dos estrangeiros que acabam de desembarcar a trabalho no Brasil, a pluralização do verbo destacado se justifica pelo fato de que o sujeito da oração não é o único a praticar a ação.

III. Em “A combinação do desenvolvimento econômico com a estabilidade política faz as oportunidades” (segundo parágrafo), o verbo fazer pode ser, facultativamente, flexionado na terceira pessoa do plural, para concordar com o sujeito composto, cujos núcleos são ligados pela preposição com.

IV. No período: “O casal está há seis meses em Macaé, com duas filhas pequenas, depois de uma temporada na Holanda” (quarto parágrafo), seria correto usar a forma verbal estão em substituição ao verbo destacado, uma vez que se refere a um sujeito coletivo.

Estão ERRADAS:

A

I e II

B

I, II e III

C

II e III

D

I, III e IV

E

III e IV