Imagem de fundo

Leia o trecho abaixo. Deixemos de lado o argumento do respeito à lei e à razão que está...

Leia o trecho abaixo.


Deixemos de lado o argumento do respeito à lei e à razão que está meio fora de moda nesse clima de ânimos exaltados, para ficar com o da eficácia. A manifestação de leitores defendendo a violência policial e protestando contra a publicação da foto de um bandido com marcas de agressão contém, além de desejo de vingança, a crença de que essa pratica é a melhor maneira de combater o crime. Não é. Trata-se de uma ilusão perversa que só se explica porque vivemos numa cidade dominada pelo medo e dividida entre os que já foram assaltados e os que provavelmente serão.


(Zuenir Ventura. O Globo – 20/11/04 )


Utilizando o texto como pretexto para explorar a Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

A

o 1º verbo do texto apresenta caráter injuntivo. O que (1ª linha) funciona como um elemento coesivo com função explicativa e a última oração da 1ª frase é uma subordinada adverbial.

B

no 2º período, os verbos defendendo e protestando estão na forma nominal gerundiva. Os termos grifados, nas expressões “manifestação de leitores e “publicação da foto exercem a função passiva e ativa, respectivamente, sendo complemento nominal e adjunto adnominal.

C

a concisão da frase “Não é.” foi intencional para dar maior efeito ao contexto, sendo uma oração coordenada assindética.

D

o 1º que, do último período do texto é uma conjunção, significando a qual. A palavra é um advérbio.

E

ainda no último período, o trecho “...se explica...” exerce uma função ativa. Os dois os são pronomes, significando aqueles.