Imagem de fundo

A concordância nominal está CORRETA em:

A concordância nominal está CORRETA em:

A

Países como a China e a Índia já haviam aderido à idéia, que sofria oposi-ção dos Estados Unidos. Segundo o Itamaraty, a orientação de que a con-vocação do fórum se dê pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), aprovada no texto, era uma reivindicação do Brasil.

B

O Fórum de Governança da Internet foi pensado para reverter o quadro atu-al, em que todos os endereços de páginas eletrônicas do mundo são admi-nistradas, em última instância, por uma determinada instituição privada sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos.

C

Foram adiados, conforme tem sido relatado, a definição dos chamados "me-canismos de coordenação entre os países", sem os quais as decisões do fó-rum podem tornar-se inócuas, já que, em grande parte dos casos, são os governos que vão garantir a efetivação das deliberações.

D

Foi realizado, em dezembro de 2003, a primeira fase da cúpula. A proposta de estabelecimento do fórum, que vinha sendo defendido pelo Brasil, aca-bou emplacando após apoio decisivo da União Européia, segundo a avalia-ção de José Bicalho, que representa a Agência Nacional de Telecomunica-ções.