Imagem de fundo

Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas e da organização das id...

Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias do texto.

A

O uso da estrutura sintática de voz passiva em "é sempre pensada" (l.1-2) indica que o verbo pensar está sendo usado com as mesmas relações sintáticas estabelecidas pela acepção usada em pensamos sobre a sociedade.

B

Na linha 2, a expressão "ou seja" marca, na organização do texto, mudança da direção argumentativa, fazendo uma ressalva acerca de um argumento que, mesmo que abrangente, não se aplica "sempre".

C

O uso do futuro do pretérito em "fariam" (l.6) e "seria" (l.8) indica que as características associadas a esses verbos constituem conceitos que a autora do texto não pretende que sejam tomados como seus.

D

Na linha 16, apesar de a presença da preposição depois de "inerente" e de "passavam" ser exigida, respectivamente, pelo adjetivo e pelo verbo, o sinal indicativo de crase presente em "à sociedade" poderia também ser usado em "a desconfiar".

E

Como a vírgula depois de "obedece" (l.19) é de uso opcional, sua retirada não provocaria erro gramatical nem alteraria as ideias expressas no período em que ocorre.