Imagem de fundo

Assinale a opção que transcreve informações sobre o folclore paulista com total correçã...

Assinale a opção que transcreve informações sobre o folclore paulista com total correção gramatical e construção sintático-semântica coerente e coesa.

A

Festa do Divino. A devoção ao Divino Espírito Santo constitui-se em um dos fortes núcleos das devoções populares em São Paulo. Herança do colonizador português, exterioriza-se de diversas formas, resultando sempre grandes festas, sendo estas das mais cheias de pompa e espetacularidade, a partir dos tempos do Brasil Colônia.

B

Encontro de Batelões. No Médio Tietê, no principal dia da Festa do Divino, acontecem os encontros fluviais das Irmandades do Divino em batelões – grandes barcos capaz de transportarem, em alguns casos, até 40 pessoas. Neles, os Irmãos do Divino seguiam de pouso em pouso (os sítios na zona rural que acolhem a bandeira/folia, dando-lhes pernoite).

C

Romarias. Um traço que se destaca na cultura tradicional em São Paulo são as romarias: a pé, de bicicleta, a cavalo, de charrete, de moto, de carro, em ônibus. Há romeiros que carregam cruzes por uma distância algumas vezes superiores a 100 quilômetros. São também numerosas as romarias a cavalo, com organizações internas, que chegam a ser complexas em alguns casos, verdadeiras instituições que congregam grande número de afi liados, acima de 1500 cavaleiros, e que peregrinam regularmente, algumas delas bem longevas.

D

Encontro de Folia de Reis. É tão expressiva a presença das Folias de Reis no Norte e Noroeste paulista em que muitos dos municípios da região realizam grandes Encontros de Folias de Reis e chegam a mobilizar acima de 50 grupos em cada um, afluxo de devotos e fartura de comezainas.

E

Cavalarias ou Cavalhadas. Reunião ou marcha de cavaleiros com finalidade religiosa ou de lazer, as cavalarias têm sua expressão mais significativa nas inúmeras romarias a cavalo e nas cavalarias de São Benedito. Com orgulho, cavaleiros e amazonas de todas as faixas etárias e classes sociais participam dos mais variados eventos populares, que acontecem à parte do universo country.