Imagem de fundo

Assinale a alternativa em que a classificação da oração e o respectivo comentário estão...

Assinale a alternativa em que a classificação da oração e o respectivo comentário estão corretos:

A

A oração "e naufrague nos mecanismos de fiscalização" (l. 4) classifica-se como coordenada sindética aditiva e liga-se, diretamente, a "É correta em seus objetivos gerais e na terapêutica proposta" (l.3).

B

A oração "que o poder público procure garantir para todos os não tabagistas ambientes" (l. 17-18) classifica-se como subordinada substantiva subjetiva, pois desempenha a função de sujeito da oração a que se liga: "Assim, faz todo o sentido".

C

A oração "que o poder público procure garantir para todos os não tabagistas ambientes" (l. 17-18) classifica-se como subordinada substantiva objetiva, pois desempenha a função de objeto direto da forma verbal "faz" da oração a que se liga: "Assim, faz todo o sentido".

D

A oração "nas quais o fumo é permitido" (l. 21-22) classifica-se como subordinada adjetiva explicativa e deixa pressuposto que as pessoas podem fumar em toda e qualquer tabacaria.

E

A oração "que desejarem" (l. 20) é subordinada adjetiva explicativa e deixa pressuposto, no período em que se encaixa, que todos os fumantes são livres para fumar em quaisquer lugares, o que se constitui como uma incoerência em relação ao restante do texto.