Língua Portuguesa Morfossintaxe do período

Assinale a opção que constitui continuação coesa e coerente para o texto a seguir.

  • A. Alguns vetores confl uem para essa retomada. A queda dos juros e da infl ação prepondera entre os fatores gerais, macroeconômicos. É plausível que a desvalorização do real também venha ajudando a indústria nacional.
  • B. A oferta de bens pela indústria local descasou-se a tal ponto do poder de consumo da população que a entrada de produtos importados, para suprir o aumento da demanda, se tornou um contrapeso importante a segurar o PIB.
  • C. Além disso, a alta do emprego e dos salários sustentada pela bonança anterior elevou o custo das empresas acima do que as vendas poderiam compensar. O resultado foi um estrangulamento geral de margens de lucro, que sufocou o investimento privado.
  • D. Daí essa difi culdade de novos estímulos ao consumo, via crédito, impulsionarem a atividade como um todo. A única saída dessa sinuca, rumo a taxas mais elevadas de crescimento, é aumentar a produtividade da economia. Com a mesma quantidade de trabalho aplicada, o Brasil precisa produzir mais.
  • E. A primeira é uma redução substancial nas tarifas de energia elétrica, aproveitando o vencimento das concessões de boa parcela do parque de geração nacional. A segunda é reduzir a carga tributária, de maneira escalonada e prudente, mas começando já.